Este blogue é um espaço de partilha, de promoção de experiências para que continuemos a caminhar fortes, neste percurso da educação de Infância



Páginas

GLOSSÁRIO

Educação segundo Coménius

"Mas nem por isso a educação explícita e formal e o ensino são menos necessários. O autor insiste nesta ideia: "Embora a natureza dê as sementes do saber, da honestidade e da religião, não dá propriamente o saber, a virtude e a religião. Estas adquirem-se orando, aprendendo e agindo. Por isso, não sem razão, alguém definiu o Homem como animal educável, pois não pode tornar-se Homem a não ser que se eduque" (DM. VI:1). E ainda mais expressamente reafirma na Pampaedia: "Nem todos sabem, a não ser que sejam ensinados, utilizar aquilo que todos têm" (PP. II:6).


Frase de Comenius:
"Deve-se começar a formação muito cedo, pois não se deve passar a vida a aprender , mas a fazer"




Jean Piaget diz...

"Por que razão somos o que somos? Porque fomos educados de uma determinada maneira e porque a criança reage sempre da mesma forma a determinadas situações sociais. A criança, segundo me parece, explica, assim, as nossas dificuldades, os nossos défices, mas ensinando-nos, simultaneamente, como podemos fazer o que fazemos, que reservas de energia existem no homem e como uma educação melhor nos permitirá ultrapassar o nível actual." Jean Piaget (1998)


Projecto


"... as influências do meio adquirem importância cada vez maior a partir do nascimento, alias, tanto do ponto de vista orgânico como mental. A psicologia da criança não poderia, portanto, recorrer apenas a factores de maturação biológica, visto os factores que hão-de considerar-se dependerem do exercício ou da experiência adquirida e da vida social em geral.”
                                                                   (Piaget, 1979:8)
                                                                         
“A Educação artística é a única
que dá harmonia ao corpo e enobrece a alma…”                                                      (Platão)

"A Arte, a expressão simbólica é a segunda linguagem, vinda do inconsciente e completa a razão. Nasce com ela a expressão total. Sem ela a criança vive como um doente. Esta segunda linguagem é um meio de libertação que permite à criança escrever o jornal. Íntimo do seu psiquismo.”

                                                                                             (Arno Stern)

Brincar é....

“Brincar fornece à criança a possibilidade de construir uma identidade autônoma, cooperativa e criativa.” (ABRAMOWICZ)


"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."
                                                                            (Oscar Wilde)

Educar...

"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu."
                            
                                                               Rubem Alves


Segundo Einstein...“A criatividade é contagiosa, espalhem-na”      
                                                                 Albert Einstein




Neste modelo procura-se promover as relações, as interacções e a comunicação entre as crianças, os pais, os professores e a comunidade em
geral, onde acredita-se que todo o conhecimento surge através de uma
construção pessoal e social



Modelo João de Deus

 Cartilha Maternal é um dos recursos utilizados no processo aprendizagem-formação. É o cartão-de-visita deste modelo educativo, que promove um interesse e envolvimento na descoberta da leitura, no sentido restrito da descodificação como no sentido mais amplo da compreensão. Já João de Deus referia: “Ler é compreender”.


Paulo Freire cita:

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão". 

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.


A obra de Comênio....
 Surge como "o despertar de uma nova concepção de criança".Ela é tratada com afecto,num tempo em que a educação era vista e praticada como um castigo e não oferecia elementos para que depois as crianças se situassem de forma mais ampla na sociedade.Porque não aprender a brincar?

Modelo curricular HighScop
Este modelo assenta num princípio que se baseia em décadas de estudo: o princípio da Aprendizagem Participativa Activa, que considera que as crianças, assim como os adultos, aprendem melhor através de experiências vividas seja com pessoas, com materiais, eventos ou ideia.


Movimento da Escola Moderna (MEM)O MEM propõe construir, através da acção dos professores que o integram, a formação democrática e o desenvolvimento sócio-moral dos educandos com quem trabalham, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo escolar.


Modelo Reggio Emília

“O projecto não é uma simples representação do futuro, mas um futuro para fazer, um futuro para construir, uma ideia para transformar em acto."
                                                                            Jean Marie Barbier 

 

"GRANDE É A POESIA, A BONDADE E AS DANÇAS. MAS O MELHOR DO MUNDO SÃO AS CRIANÇAS."

                                                                                               Fernando Pessoa

Reflectir.....
"NÃO HA ESCURIDÃO MAIOR E MAIS ASSUSTADORA PARA UMA CRIANÇA E PARA A HUMANIDADE DO QUE A FALTA DE RESPEITO PELOS SEUS DIREITOS".                                                                                                       
                                                                                                                      Marta Serra"


"Há escolas que são gaiolas e
há escolas que são asas".        
                                                   Rubem Alves



“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo”.

                                                                                         Rubem Alves



"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida."

                                                                                     (John Dewey)



"Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional".

                                                                                  (Célestin Freinet)



"Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

                                                                                 (Rubem Alves)



“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo”                                           

                                                                                   ( Edgar Morin)



"A alegria é uma grande mestra. Mas o desespero também. O assombro é um grande mestre, mas a confusão também! A esperança é uma grande mestra, mas a desilusão também! E a vida é uma grande mestra, mas a morte também. Negar-se algum desses - qualquer aspecto - é não experimentar a vida em sua plenitude."
          

                                                                           ( LEO BUSCAGLIA )

"O ser humano pode começar a mudar em qualquer fase da vida, inclusive, na terceira idade. Nós somos uma nova página a cada dia."

                                                                                ( Içami Tiba)



"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
                                                                                             

                                                                          (Rubem Alves)



"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido."

                                                                         (Sir Arthur Lewis)



“A ciência nunca teria sido ciência se não tivesse sido transdisciplinar”

                                                                        (Edgar Morin)

"Como professores temos que acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação."
            

                                                                      ( LEO BUSCAGLIA )



"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."

                                                                            (Rubem Alves)





"Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. A educação do futuro deve enfrentar o problema de dupla face do erro e da ilusão. O maior erro seria subestimar o problema do erro; a maior ilusão seria subestimar o problema da ilusão. O reconhecimento do erro e da ilusão é ainda mais difícil, porque o erro e a ilusão não se reconhecem como tal."

                                                                           (Edgar Morin)



"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro."

                                                                          (Henry Thoreau)



"Há uma mesa cheia de maravilhas. A educação é o processo de levar as pessoas a ela. Você pode enfeitar a mesa, pode pôr nela toda a comida do mundo, mas não pode obrigar ninguém a comer."

                                                                         ( LEO BUSCAGLIA )



"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces."
                                                                                        

                                                                                        (Aristóteles)



"Pensar é o trabalho mais difícil que existe, e esta é provavelmente a razão por que tão poucos se dedicam a ele."

                                                                               (Henry Ford)



"Nos habituamos todos de tal forma a comandar as crianças e a exigir delas uma obediência passiva que não pensamos na possibilidade de haver uma outra solução para a educação que não seja a fórmula autoritária (...)".

                                                                                   (Célestin Freinet)

"Nenhum professor jamais ensinou alguma coisa a alguém. As pessoas aprendem por si."
                                                                                ( LEO BUSCAGLIA )



"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade."

                                                                                        (Pierre Abelard )



" Os educadores experientes não são aqueles que estimulam a transpor as barreiras exteriores, mas os obstáculos secretos. Não são aqueles que transformam seus filhos e alunos em depósito de informações mas os que estimulam seu apetite intelectual e os animam a digerir informações".

                                                                             ( Augusto Cury )



"...educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência".
("Pais brilhantes, Professores fascinantes"

                                                                               ( Augusto Cury)



"Não existe saber mais ou saber menos: há saberes diferentes"

                                                                                ( Paulo Freire )



" Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

                                                                          ( Cora Coralina )



" O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender."

                                                                       ( Affonso Romano de Sant'Anna )

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".

                                                                             (Guimarães Rosa)

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende".

                                                                           ( César Coll )


"Não se pode falar de educação sem amor".

                                                                              ( Paulo Freire )


"O profissional que não lê livros e revistas de sua especialidade é um charlatão".

                                                                           ( Lauro de Oliveira Lima )


"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os
seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".

                                                                                                ( Friedrich Froebel )



"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente".

                                                                              ( Eno T. Wanke )



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."

                                                                         ( Rubem Alves )



"De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"

                                                                         ( Artur da Távolla )



"Educar é de certo modo transformar um animal humano em cidadão".

                                                                       ( Ferreira Goulart )



"O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".

                                                                          ( Frei Betto )



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

                                                                          (Anísio Teixeira )



"Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".

                                                     ( Carlos Drummond de Andrade )



"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".

                                                                        ( Paulo Freire )



"Nenhum ser humano é bastante perfeito para ter o direito de matar aquele que considera como inteiramente nocivo".

                                                                                                           ( Gandhi )



"Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um homem de sucesso".

                                                                                              ( Albert Einstein )



"A arte de ensinar é a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde".

                                                                        (Anatole France, escritor francês)

" Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha."

                                                                               (Carl Rogers)



"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor".

                                                                       (Pe. Antônio Vieira)



"A escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele".

                                                                    (George Bernard )



"A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência. A inteligência tem seus limites, a estupidez não".

                                                                   (Claude Charbol,)



"A morte do homem começa no instante que ela desiste de aprender".

                                                                 (Albino Teixeira)



"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer".

                                                                        (Albert Eisntein)



"Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu não modifica suas opiniões."

                                                                      (Emil Zatopek)



"Aprendi muito com meus mestres, mais com meus companheiros e mais ainda com os meus alunos."

                                                                       (Provérbio Judaico)

"Aprendi silêncio com os falantes, tolerância com os intolerantes e gentileza com os rudes. Ainda, estranho, sou ingrato a esses professores".

                                                                           (Khalil Gibran)



"Aquilo que você mais sabe ensinar, é aquilo que você mais precisa aprender."  

                                                                            (Richard Bach)



"Com o conhecimento nossas dúvidas aumentam."

                                                                   (Goethe)



"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas, do modo mais simples."

                                                             (Ralph Waldo Emerson)



"Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos."

                                                                       (Pitágoras)



"Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que é uma coisa e, já, um avanço do conhecimento saber o que ela não é."

                                                                            (Carl Jung)



"Ignorante não é aquele sem instrução; é aquele que não conhece a si próprio".

                                                                            (Krisnamurti)



  

                                                                                                                                                                                                                                                                                              
 Influências do meio