Este blogue é um espaço de partilha, de promoção de experiências para que continuemos a caminhar fortes, neste percurso da educação de Infância



Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011


  Importância da rotina diária na creche

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar,"a sucessão de cada dia ou sessão tem um determinado ritmo existindo, desde modo, uma rotina que é educativa porque é intencionalmente planeada pelo educador e porque é conhecida pelas crianças que sabem o que podem fazer nos vários momentos e prever a sua sucessão, tendo a liberdade de propor modificações. Nem todos os dias são iguais, as propostas do educador ou das crianças podem modificar o quotidiano habitual."
Considero que na creche a rotina diária é indispensável para a aprendizagem da vivência em grupo, para a construção da autonomia, para o processo de organização do tempo e do espaço, permitindo ao mesmo tempo que as crianças sintam mais segurança e estabilidade. Numa sala de creche existe uma ordem de actividades que é respeitada todos os dias: acolhimento, conversa em grande grupo com marcação de presenças, atividades lúdico pedagógicas acompanhadas ou livres, momento de conversa em grande grupo, higiene, almoço, higiene, sono, higiene, lanche e novamente actividades na sala ou no recreio. É através desta rotina diária que as crianças aprendem a noção de tempo. Considero essencial que cada criança tenha o seu tempo para as refeições, quando necessite de dormir mais cedo que as outras crianças, essa necessidade deva ser respeitada e sempre que uma criança não revele pré-disposição para participar numa determinada actividade sugerida pelo adulto, a sua vontade deva ser tida em conta.
A previsibilidade dos diferentes momentos da rotina contribui principalmente para a própria segurança e autonomia da criança.
Cabe a nós Educadores, como agentes do processo educativo, criar condições que facilitem o desenvolvimento das crianças num ambiente sadio e seguro, pois a criança aprende o que vive e vive o que aprende e ter sempre bem presente que ser educador é trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada criança.

Rosa Martino

2 comentários:

  1. As dúvidas e inquietações dos pais, são compreensíveis e legítimas, pois vão deixar os seus pequenos “tesouros” com pessoas que lhes são estranhas; no entanto os pais são os principais transmissores de ansiedade
    e angústia para os filhos.Na entrada para a creche, a criança vai criar sempre com um
    adulto na sala laços afectivos mais fortes e intensos, a esta situação chama-se
    Vinculação. Esta Vinculação vai dar/trazer à criança uma maior segurança, que vai fazer com que esta se sinta protegida.

    ResponderEliminar
  2. Concordo quando referes que as rotinas são importantes na creche; mas como educadores temos de ter sempre em conta as necessidades de cada criança e respeitar o ritmo de cada uma.

    ResponderEliminar