Este blogue é um espaço de partilha, de promoção de experiências para que continuemos a caminhar fortes, neste percurso da educação de Infância



Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

EDUCAR e BRINCAR

O lugar de brincar é tão importante quanto a sala de aula.

Pátio escolar: um lugar de brincadeira e aprendizagem

Estudo mostra que muitas escolas não dão atenção a esse espaço da maneira que ele merece

Ana Paula Pontes

Beto Tchernobilsky
Você talvez ainda se lembre do pátio da escola que freqüentou na infância. Só essa recordação com carinho já sugere o quanto ele significa na vida das crianças. E como é esse lugar no colégio do seu filho? Um estudo, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atenta para a importância que se dever dar a esse espaço dentro das escolas.

A pesquisa, que avaliou alunos de 3 a 7 anos, mostrou que o local para a brincadeira, em algumas instituições, é o que sobra de uma área construída, sem planejamento específico que possibilite a prática de várias atividades. Em 2006, mesmo ano do estudo, o Ministério da Educação já alertara para esse cuidado ao lançar os “Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para Instituições de Educação Infantil”, com o objetivo de “construir um ambiente físico que promova aventuras, descobertas, criatividade, desafios, aprendizagem e que facilite a interação entre as crianças, delas com o adulto e o meio ambiente”.

Segundo Odara de Sá Fernandes, psicóloga e autora do estudo, hoje, esse espaço é ainda mais fundamental, uma vez que por questões de segurança a brincadeira na rua quase não existe mais. “O pátio escolar é um local para a criança se desenvolver e se socializar”, diz.

4 comentários:

  1. Olá Rosa, realmente muitos jardins de infância não dão o devido valor aos recreios, por vezes é esquecido que é um lugar onde a criança passa bons momentos de brincadeira mas também aprendem muito. As Crianças devem cresçer em segurança, rodeadas de afectos e oportunidades educativas, para que sejam cidadãos responsáveis e felizes.Bjs

    ResponderEliminar
  2. Na minha opiniao,é muito importante as crianças brincarem ao ar livre, pois aí, para além de poderem expandir as suas energias, correndo,saltando,as crianças também podem disfrutar de jogos tradicionais como a cabra-cega,a macaca,joagar à bola... Enfim, ao ar livre as crianças podem explorar uma série de situações que vao concerteza contribuir para o seu desenvolvimento tanto físico como psicológico.E acima de tudo as crianças adoram brincar lá fora e sempre que possivel,acho que esse espaço deve ser bem explorado por todas elas!

    ResponderEliminar
  3. “Pensar Educação é repensá-la num outro contexto, com uma nova filosofia, com novos conceitos e novos paradigmas, porque a vida humana que ela pressupõe é movimento para o futuro”
    Isto foi escrito por Maria Teresa Ambrósio e eu concordo com isso. Por isso, é que acho pertinente o teu artigo sobre brincar ao ar livre. Todos os lugares são bons para ensinar e para aprender.

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga! Estou plenamente de acordo, pois desde o nascimento a criança experimenta, a partir de brincadeiras, sensações, e com elas a aprendizagem dá-se de forma natural e com prazer.
    Segundo Vygotsky, o jogo acompanha-nos como um recurso que constrói a zona de desenvolvimento. Muitas vezes, as crianças conseguem fazer algo ou resolver um problema numa situação de jogo e não conseguem fazê-lo em situações da realidade ou aprendizagem formal (BARBOSA, 1999:69).
    Em qualquer parte do mundo, o brincar sempre será um momento muito importante para a criança, será a oportunidade que ela terá para crescer, conhecer o mundo do adulto, desenvolver sua fantasia, imaginação, criatividade, explorar seus sentimentos, desenvolver sua capacidade de concentração e atenção.
    .“O lúdico é o parceiro do educador"

    ResponderEliminar