Este blogue é um espaço de partilha, de promoção de experiências para que continuemos a caminhar fortes, neste percurso da educação de Infância



Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011



A importância dos primeiros desenhos.

A importância dos primeiros desenhos.

Quando uma criança desenha está a comunicar, deixando falar o seu inconsciente. Os desenhos revelam aspectos da personalidade e da situação familiar e social.



Dos rabiscos à imagem
O desenho das crianças evolui com a idade e não se rege pelos padrões estéticos dos adultos. A evolução é semelhante na maioria das crianças, estando, no entanto, dependente de diferenças individuais de temperamento e sensibilidade, bem como da estimulação e reforço que são dados pelas pessoas que a rodeiam.
No final do 1º ano de vida, a criança já é capaz de produzir os primeiros traços gráficos, uma vez que já há domínio da sua motricidade e coordenação visual e motora. A criança é capaz de agarrar o lápis e exercer pressão sobre a folha de papel, deixando a sua marca.
O desenho é apenas uma acção sobre uma superfície, a criança sente prazer ao constatar os efeitos visuais que a sua acção produz. Esta fase é conhecida como fase dos rabiscos ou garatujas, uma vez que os desenhos da criança são, sobretudo, linhas ou traçados arredondados formando turbilhões. Nestes desenhos a cor tem um papel secundário.
Os rabiscos vão-se tornando construções cada vez mais ordenadas e definidas e, por volta dos 3 / 4 anos, surgem os primeiros símbolos e formas isoladas. A criança desenvolve a intenção de criar imagens, integrando percepção e imaginação. Nesta fase surge o desenho da figura humana (cabeça, pernas e braços) e as cores começam a desempenhar um papel mais relevante.
Começam, também, a surgir as paisagens, muitas vezes antropomórficas (com características humanas, como por exemplo, o sol com olhos e boca). O desenho está também muito ligado à escrita, uma vez que a escrita é uma parte atraente do mundo dos adultos e desperta na criança um grande fascínio. Muito cedo a criança tenta imitar a escrita dos adultos.

Fonte: sapo família » criança » Educação 

Sem comentários:

Enviar um comentário