Este blogue é um espaço de partilha, de promoção de experiências para que continuemos a caminhar fortes, neste percurso da educação de Infância



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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Creche

A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu círculo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades.
Ao instituir-se legalmente a assistência social à criança como direito de cidadania, a Constituição Portuguesa reconhece o status de política social, colocando na agenda pública a necessidade de definição de directrizes, normas, regras e princípios que devem estruturar a sua implementação.
Para a criança, ir para a Creche é a oportunidade de viver com um grupo de iguais, de brincar num ambiente social de aceitação, de confiança e de contacto. É a possibilidade de adquirir novas e positivas experiências cognitivas, afectivas, sociais e emocionais.
A Creche visa proporcionar o bem estar e desenvolvimento das crianças dos 3 meses aos 3 anos, num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar, através de um atendimento individualizado e da colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças.
Um bom livro que aconselho e que é uma ferramenta muito importante para quem está em creche é o seguinte:




1 comentário:

  1. A creche deve ser entendida como um espaço de educaçao e satisfaçao, onde as crianças de tenra idade disfrutam momentos de prazer,de autonomia, de desenvolvimento fisico e intelectual.E para que elas cresçam em plena harmonia é necessário a existencia de uma relaçao de afeto, de carinho, de compreensao entre o educador e a criança.
    " A creche sem ensino/aprendizagem, sem um educador capaz de estimular, organizar, motivar, mobilizar, inovar, é um local morto."
    Mª Joao Gaspar

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