A contextualização das aprendizagens na vivência concreta, real, quotidiana, familiar, cultural, local, regional… dos alunos, a centração na sua pessoa e naquilo que a envolve, constitui um dos princípios mais evidentes na organização dos currículos ocidentais, não sendo a nossa excepção.
Está, pois, este princípio presente em todos o níveis de escolaridade – desde a educação de infância ao ensino superior – e em todas as áreas ou unidades disciplinares e não disciplinares, sendo claramente explicitado nos documentos curriculares e programáticos, nos manuais escolares, nos planos e projectos que se fazem ao nível da escola.
Reparo que este princípio é repetido e fortemente elogiado como forma de interessar e motivar os alunos, de tornar as suas aprendizagens verdadeiramente significativas e de desenvolver competências práticas.
Autor:Helena Damião @ De Rerum Natura
Está, pois, este princípio presente em todos o níveis de escolaridade – desde a educação de infância ao ensino superior – e em todas as áreas ou unidades disciplinares e não disciplinares, sendo claramente explicitado nos documentos curriculares e programáticos, nos manuais escolares, nos planos e projectos que se fazem ao nível da escola.
Reparo que este princípio é repetido e fortemente elogiado como forma de interessar e motivar os alunos, de tornar as suas aprendizagens verdadeiramente significativas e de desenvolver competências práticas.
Autor:Helena Damião @ De Rerum Natura
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