Este blogue é um espaço de partilha, de promoção de experiências para que continuemos a caminhar fortes, neste percurso da educação de Infância



Páginas

sábado, 19 de novembro de 2011

A Avaliação

A avaliação na educação de infância é particularmente desafiadora. Sendo uma das tarefas mais complexas, a avaliação das aprendizagens do desenvolvimento de cada criança é seguramente uma das mais importantes no processo educativo.
A regulação dos processos de ensino-aprendizagem implica a recolha e a análise do máximo de informação sobre as situações pedagógicas e os intervenientes envolvidos, no sentido de tomar decisões que potenciem a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
A avaliação na educação pré-escolar é um elemento integrante e regulador da prática educativa, que implica procedimentos adequados à especificidade deste nível de educação.
Baseada num processo contínuo de análise, que sustenta a adequação do processo educativo às necessidades de cada criança e do grupo, a avaliação pressupõe uma tomada de consciência da acção, devendo ter em conta os seguintes princípios:
  • Coerência entre os processos de avaliação e os princípios de gestão do currículo definidos nas “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”;
  • Utilização de técnicas e de instrumentos de observação e de registo diversificados;
  • Carácter marcadamente formativo da avaliação;
  • Valorização dos progressos da criança.
  • Circular n.º 17/DSDC/DEPEB/2007 [PDF]
  • Documento “Procedimentos e Práticas Organizativas e Pedagógicas na Avaliação da Educação Pré-Escolar” [PDF]
Fonte: http://www.min-edu.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário