A avaliação na educação de infância é particularmente desafiadora. Sendo uma das tarefas mais complexas, a avaliação das aprendizagens do desenvolvimento de cada criança é seguramente uma das mais importantes no processo educativo.
A regulação dos processos de ensino-aprendizagem implica a recolha e a análise do máximo de informação sobre as situações pedagógicas e os intervenientes envolvidos, no sentido de tomar decisões que potenciem a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
A avaliação na educação pré-escolar é um elemento integrante e regulador da prática educativa, que implica procedimentos adequados à especificidade deste nível de educação.
Baseada num processo contínuo de análise, que sustenta a adequação do processo educativo às necessidades de cada criança e do grupo, a avaliação pressupõe uma tomada de consciência da acção, devendo ter em conta os seguintes princípios:
- Coerência entre os processos de avaliação e os princípios de gestão do currículo definidos nas “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”;
- Utilização de técnicas e de instrumentos de observação e de registo diversificados;
- Carácter marcadamente formativo da avaliação;
- Valorização dos progressos da criança.
- Circular n.º 17/DSDC/DEPEB/2007 [PDF]
- Documento “Procedimentos e Práticas Organizativas e Pedagógicas na Avaliação da Educação Pré-Escolar” [PDF]
Fonte: http://www.min-edu.pt
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